Atividades extracurriculares devem ser ofertadas em 54 escolas estaduais a partir da semana que vem

Retorno será facultativo

De acordo com o Governo do Estado, no próximo dia 19, cerca de 54 escolas da rede pública do Paraná, em 30 municípios, devem retomar as atividades extracurriculares. A medida não representa um retorno às aulas regulares, que permanecem suspensas. O objetivo da pasta é ampliar rapidamente a oferta destas atividades. Em 30 dias, a estimativa é que a oferta esteja disponível em 1,8 mil unidades de ensino. 

A decisão foi tomada com base em dados das secretarias estaduais da Saúde e da Educação e Esporte, e leva em conta a redução do risco epidemiológico, com queda de contágio, redução nos números de mortes e da ocupação dos leitos em hospitais. O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, disse que o retorno será facultativo, ou seja, os pais ou responsáveis devem autorizar a presença dos filhos nas atividades extracurriculares. Com base nas autorizações dos pais, serão definidas a logística da reabertura tanto para as escolas estaduais, municipais e privadas.

São consideradas atividades extracurriculares – e, portanto, com o retorno permitido – os recursos escolar e nivelamento; aprofundamento da aprendizagem; atendimento educacional especializado; atendimento pedagógico individualizado; cursos de idiomas; experimentação e iniciação científica; cultura e arte, esporte e lazer; tecnologias da informação, da comunicação e uso de mídias; meio ambiente; direitos humanos; promoção da saúde; e mundo do trabalho e geração de rendas.

Leia mais

Com informações da Agência Estadual de Notícias*